terça-feira, 15 de dezembro de 2009

O uso incorreto do capelo na colação de grau


A colação de grau é um momento de muita importância para a universidade e para os alunos. Por isso, todos devem estar sincronizados para evitar os erros.Um erro típico é em relação ao uso do capelo, o chapéu usado na colação.
O modelo quadrado, normalmente usado, segundo a tradição acadêmica, é destinado aos estudantes. Logo, os formandos deveriam entrar com o capelo na cabeça, pois ainda são estudantes, e retirá-lo logo após a outorga do grau, quando se tornam profissionais.
Nesse momento, o presidente da celebração, reitor ou representante, usa um chapéu que representa o bacharel, sem pontas para colar o grau. Por isso o capelo é normalmente lançado para o alto após o final da colação, pois os formandos não são mais estudantes e não precisam mais dele.
Mas normalmente é feito o contrário, colocando o capelo após a outorga do grau. Tem se repetido constantemente. Um dos motivos é que entrar com chapéu para depois retirá-lo deixaria o cabelo amassado, problema maior para as mulheres, que gastam horas no salão no dia da colação. Por isso, todos acabam colocando o capelo após a outorga do grau.




Fonte: To formando.com
Imagem: Google imagens

3 comentários:

  1. muito bom, sempre tive dúvida quanto à isso. obrigada

    ResponderExcluir
  2. Tá errado isso!
    ...O capelo simboliza JUSTAMENTE a outorga de formação.

    Se o texto acima estivesse correto, o reitor NÃO PODERIA usar capello (com 2 'eles' mesmo), pois não é aluno.

    Sacaram?

    ResponderExcluir
  3. mas o capelo do reitor eh sem pontas

    ResponderExcluir