segunda-feira, 28 de março de 2011

Nova tendência em cardápios para casamentos

Nova tendência em cardápios para casamentos

Publicação: 24/08/2010 15:38 Atualização: 25/08/2010 13:58


Fabrício e Maria Angelina se preparam para casar-se em setembro - (Marcos Vieira/EM/D.A Press - 12/04/2010)
Fabrício e Maria Angelina se preparam para casar-se em setembro
O casamento sempre foi uma das cerimônias mais simbólicas da sociedade e sua realização envolvia muitas formalidades. Com o passar do tempo, a maneira de comemorar este momento tão importante mudou. Uma das maiores adaptações que ocorreu foi em relação aos bufês de casamento, que deixaram de estar somente interligados a uma apresentação bem feita e em condições de perfeita higiene.

A cada dia a exigência dos noivos fica mais apurada, a diversidade se refere em pontos que até então eram sem muita importância, como a inovação dos uniformes dos garçons e demais funcionários, que se apresentarão durante o evento.

Enquete: Quais os principais desafios na vida financeira a dois?

Dicas: Aprenda a planejar o casamento
Confira mais informações no blog do Na Real

Um bom exemplo dessa mudança são os casamentos temáticos mais animados e divertidos, marcados pela alegria e descontração. Algumas festas parecem baladas, com bandas ao vivo, muita dança e entretenimento para os convidados. Esse mercado movimenta milhões de reais todos os anos no Brasil.

Saiba mais...
Noivos gastam 20% a mais do que esperavam Noivos definem últimos detalhes a dois meses do casamento Noivos fecham contrato para decoração da festa Custo de festa de casamento sobe cinco vezes mais que a inflação em 10 anos
Como o bufê sem dúvida é um dos maiores gastos para uma festa de casamento, a escolha correta faz a diferença. O cuidado requer tempo para as noivas que gostam de riqueza de detalhes. A antecipação dá direito à escolha e reserva da data, um ano seria ideal como referência.

Os cardápios tendem a ter a identidade do cliente, e toda a comida deve estar de acordo com o horário da celebração, estilos dos noivos e número de convidados. Para as festas realizadas no período da manhã ou à tarde, o brunch é o mais indicado. Se for próximo ao horário do almoço é comum servir minissaladas, ou mesmo alguns pratos quentes como massas ou crepes. E, para a noite, o ideal seria um grande jantar com coquetel variado.

Não podemos nos esquecer que a estação do ano tem que ser levada em conta na hora de se pensar no prato de entrada. Consomês, fondues e cremes são ideais para os meses frios. No período mais quente, as minissaladas, quiches, saladas e pratos leves fazem a diferença.

A culinária japonesa também está se mantém em alta. Quando o evento é mais tradicional, podemos investir em massas e risotos no jantar, mais voltados à cozinha italiana.

As bebidas que serão servidas durante a recepção merecem atenção especial, já que a mistura dos sabores e dos pratos pode ofuscar o paladar. O vinho tinto, por exemplo, deve acompanhar as carnes vermelhas; o branco, peixes e frangos.

O cardápio deve ser bem variado e conter pratos que sejam de gosto comuns aos noivos, mas é sempre bom contemplar a todos os gostos e estilos. No entanto, o mais importante é analisar a competência e profissionalisamo da equipe do buffet que você escolheu para “cuidar” do seu grande dia.

Vânia Rezende – Gestora de Eventos do Buffet Chá com Nozes