terça-feira, 15 de dezembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DO ANEL DE FORMATURA
Qual o meu anel?

Para compreendermos a importância e o significado do anel na formatura, é preciso conhecer um pouco das histórias e curiosidades que envolvem esse objeto. Desde a antiguidade até os tempos atuais, os anéis sempre tiveram um papel muito importante na vida do homem, como símbolo representativo de poder, honra, crenças, etc.
Inicialmente, o anel foi importado do povo Hindu pelos gregos e romanos. De acordo com a cultura desses povos, a aliança de casamento, deveria ser usada no dedo esquerdo da mão esquerda, pois nesse local, passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração. Crença predominante até hoje!
Ao ser pendurado sobre uma mesa que continha o alfabeto e tocar determinada letra, o anel servia para revelar o nome daqueles que conspiravam contra o imperador. Os anéis serviam como amuleto para afastar o mal; os anéis também eram utilizados como elemento curativo e de proteção, entre outras funções.
Trazido para os dias atuais, na formatura, o anel é símbolo representativo de transição, vitória de uma etapa superada e alcançada, consagração e realização de um sonho. O estudante sai do mundo dos estudos e teorias para ingressar no mercado de trabalho.
De acordo com os orientais, o anel de formatura deve ser utilizado pelo formando no dedo anular para atrair energia positiva, garantindo assim, reconhecimento profissional e prestígio.
Essa crença se explica devido os orientais acreditarem que os dedos, tanto das mãos, quanto dos pés, tem uma ligação à outra parte do corpo, por meio de um meridiano, como no caso do chacras, que é responsável pela concentração de energia no corpo.
A cultura oriental também explica que o dedo anular é regido pelo Sol, planeta associado ao brilho, ao esplendor e ao sucesso pessoal e profissional. Caracterizado pela pedra e pelo emblema da profissão, o anel de formatura é uma tradição pela qual até os mais moderninhos fazem questão de passar.
Portanto, formando, acredite que ao colocar o seu anel de formatura no dedo anular da mão esquerda, você abrirá uma porta para o sucesso. Os emblemas e as cores dos anéis de formatura são definidos de acordo com os critérios de cada curso, mas de forma genérica ele é formado pelo ouro, o símbolo do curso nas laterais e uma pedra referente ao mesmo no centro.

Matéria produzida por Luciana Lima

O uso incorreto do capelo na colação de grau


A colação de grau é um momento de muita importância para a universidade e para os alunos. Por isso, todos devem estar sincronizados para evitar os erros.Um erro típico é em relação ao uso do capelo, o chapéu usado na colação.
O modelo quadrado, normalmente usado, segundo a tradição acadêmica, é destinado aos estudantes. Logo, os formandos deveriam entrar com o capelo na cabeça, pois ainda são estudantes, e retirá-lo logo após a outorga do grau, quando se tornam profissionais.
Nesse momento, o presidente da celebração, reitor ou representante, usa um chapéu que representa o bacharel, sem pontas para colar o grau. Por isso o capelo é normalmente lançado para o alto após o final da colação, pois os formandos não são mais estudantes e não precisam mais dele.
Mas normalmente é feito o contrário, colocando o capelo após a outorga do grau. Tem se repetido constantemente. Um dos motivos é que entrar com chapéu para depois retirá-lo deixaria o cabelo amassado, problema maior para as mulheres, que gastam horas no salão no dia da colação. Por isso, todos acabam colocando o capelo após a outorga do grau.




Fonte: To formando.com
Imagem: Google imagens

As Etapas da formaturas

A primeira celebração normalmente é uma missa católica ou culto.Como a grande maioria é católica, normalmente a missa atende a quase todos. As famílias mais tradicionais ficam felizes com essa cerimônia.É barata,pois tem poucos custos: alguns arranjos de flores, impressão de folhetos, espórtula do padre e mais algumas taxas na Igreja.
A segunda cerimônia é a colação de grau. Embora algumas universidades permitam a colação simbólica. Uma cerimônia complicada e demorada. Às vezes são quatros horas de cerimônia, fora o atraso inicial, que sempre ronda perto de uma hora.
Em seguida, vem o baile. Festa cara e de difícil organização.Algumas empresas se especializaram na organização do baile, bem como convites e outros detalhes e cobram caro por isso.
O ideal é organizar eventos, camisas, rifas, chaveiros e outras ações ao longo do curso para angariar fundos. Algumas turmas conseguem ter dinheiro sobrando no final do curso, se forem bem organizadas.
Fonte: Ato Cerimonial e Eventos